segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tratamento secundário

Segue-se, pois, o chamado processo de tratamento secundário, geralmente consistindo num processo biológico, do tipo lodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por micro-organismos, chamados reactores biológicos. Estes reactores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de micro-organismos aeróbios, havendo por isso a necessidade de promover o seu arejamento. O esgoto saído do [reator biológico] contem uma grande quantidade de micro-organismos, sendo muito reduzida a matéria orgânica remanescente. A eficiência de um tratamento secundário pode chegar a 95%. Os micro-organismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos designados sedimentadores (decantadores) secundários.
Finalizado o tratamento secundário, as águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem despejadas no meio ambiente receptor.

Tratamento terciário

Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfeção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogénio(azoto) e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.

* Chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenómeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos quimicos ricos em fósforo ou notrogénio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas .



Sem comentários:

Enviar um comentário